Sexta-feira ou a vida selvagem
Tudo começa a 29 de Setembro quando Robinson embarca para uma viajem ao Chile. Este entra nesta aventura, com o objectivo de explorar a América do sul e organizar as trocas comerciais entre o seu país e o Chile.
Durante a viajem, ocorre uma tempestade que destrói completamente o navio deixando os únicos sobreviventes numa ilha deserta. Estes únicos sobreviventes eram, Robinson e o seu cão Tenn, juntos procuraram uma maneira de resistir às poucas condições que tinham. Ao fim de tês dias, Robinson perdera a esperança de que algum dia iria sair daquela ilha, e é aí que ele entra em duas fases:1º decidiu deixar tudo de costas e fazer de conta que não existe, 2º OK estou na ilha não vou sair daqui o melhor é reorganizar a minha vida. Visto ser o único homem na ilha, Robinson intitulou-se imperador da ilha baptizando-lhe pelo nome de Esperanza, criou também artigos/leis para que a ilha pudesse ser um “mundo” civilizado.
Durante a sua estadia na ilha Robinson salva um índio que está a ser preparado para o julgamento, este fica muito grato a Robinson e parte com ele, Robinson deu-lhe o nome de sexta-feira pois, foi o dia em que conheceu. Os dois juntos ainda estavam a aprender os costumes de um e do outro. Como Sexta-feira não compreendia a civilização que tanto Robinson gostava fugiu, mas depois regressou a casa. Certo dia Sexta-feira vê algo no horizonte e corre rapidamente para dizer a Ribinson, quando este vai ver do que se tratava depara-se com um navio e uma tripulação. Á medida que a tripulação desembarcava, Robinson ouvia as histórias que a tripulação contava, e ele apercebeu-se que estava há muito tempo na ilha, há 28 anos…Robinson via atentamente a curiosidade que Sexta-feira tinha ao ajudar a tripulação. Devido ao seu empenho os tripulantes adoptaram Sexta-feira e ele partiu para a cidade, no livro dá-nos a entender que Sexta-feira tornou-se escravo.
De volta sozinho e triste com a partida de Sexta-feira, Robinson continuava a fazer os seus passeios e por acaso encontra um tripulante, que tinha desistido da vida que levava no navio, então Robinson adopta-o e dá-lhe o nome de Domingo.Mónica Gonçalves 11D
Sem comentários:
Enviar um comentário