terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Fim da Inocência

O livro que escolhi apresentar como contracto de leitura, é de Francisco Salgueiro e é a história verídica de uma adolescente portuguesa. A história passa-se em cascais e arredores e conta passo-a-passo as loucuras cometidas por Inês (nome fictício). Órfã de pai, vive com a mãe, com o padrasto e com a irmã em cascais. Excelente aluna de um prestigiado colégio inglês, vive num mundo onde sexo, drogas e álcool, entram demasiado cedo na vida dela e dos amigos. Cai numa realidade onde um parceiro sexual não é o suficiente, e a contracepção é dispensável, onde cigarros dão lugar a charros, e onde beber uma garrafa numa noite, é para iniciantes, mas sobretudo onde o controlo simplesmente não existe. O livro retrata as vivências desta adolescente que não é um caso isolado e é isso que o autor tenta transmitir. Eu gostei bastante de ler e aconselho a qualquer um, quer goste ou não de ler, acho que este livro de linguagem forte mas acessível, cativa qualquer um.

Bárbara Calhamar, 11ºD

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estranhos perfumes, de Marie Darrieussecq.


Neste livro é retratada a história de uma metamorfose, mais especificamente de uma mulher que vai sendo alvo de um duro processo de transformação num animal considerado sujo e nada atraente: um porco.
Estranhos perfumes também critica aquilo que é considerado politicamente correcto nos dias de hoje. É um livro pequeno, mas com uma história cheia de pormenores e intrigas.
A leitura deste livro não me agradou completamente, embora não tenha desgostado de todo. Na minha opinião, acho que a história foi bem produzida, daí a ter conseguido ler o livro até ao fim.

ass:Diana Ferreira 11ºB

domingo, 27 de novembro de 2011

A Herança de Katherine Webb 

Esta história tem como objetivo desvendar dois mistérios muito bem guardados no seio de uma família. 
Caroline aos 19 anos foi viver com o seu primeiro marido (Corin,o homem que amava) para os EUA, para Woodward, local onde ele acabou por morrer. 
Caroline voltou para Inglaterra e leva consigo um segredo: o rapto de uma criança que pensa ser sua por direito, já que nunca  conseguira ter nenhuma com Corin. Caroline, além de ter trazido consigo o bebé para Inglaterra, teve de o abandonar para poder voltar a casar e ter um futuro promissor com um homem rico, martirizou-se até ao fim dos seus dias, pensando ser essa melhor maneira de se castigar. 
O outro segredo era o de Beth, que se martirizou até descobrir se teria ou não morto o seu primo, num dia em que estavam a brincar perto de um lago e lhe atirou uma pedra, deixando-o inconsciente, o que o fez cair ao lago.
Gostei deste livro, porque gosto de romances e de mistérios, gosto de tentar descobri-los.
                                                               Joana Rocha 11º B nº 13