domingo, 10 de abril de 2011

"O Pacto" de Jodi Picoult

As famílias Heart e Gold conhecem-se há 18 anos e conservam uma amizade sólida. Os filhos, Emily e Chris, conhecem-se desde nascença e são melhores amigos, almas gémeas, logo ninguém fica admirado quando estes dois decidem tornar-se mais que isso e começam a namorar. Tudo parece ser perfeito, todos parecem estar bem… excepto Emily. O que têm que saber sobre esta personagem é que ela, quando ainda era criança, passou por uma experiência traumática, que nunca contou a ninguém. O que começou por uma brincadeira, acabou num pesadelo, pesadelo esse que guardou para si e, durante anos, manteve-o em segredo. Esconder algo tão grande tem severas consequências e, silenciosamente, Emily entra numa profunda depressão que facilmente disfarça, iludindo os outros a pensar que está feliz. A certa altura, Emily atinge o seu limite e decide suicidar-se, acreditando que não existe outra saída. No entanto, não é capaz de fazê-lo sozinha e implora a Chris que o faça por ela. Chris encontra-se agora num dilema: ou deixa Emily ter o que quer acima de tudo, ou fica ele com o que quer. Como podia ver o amor da sua vida morrer? Por outro lado, como podia impedi-la, se estava a sofrer tanto?
Tudo
desaba
numa madrugada, quando as duas famílias recebem um telefonema informando-as que Emily esta morta e que Chris é o principal suspeito do crime. Será homicídio? Será suicídio? Só lendo o livro descobrirão…
Não é surpresa o assunto do novo livro de Jodi Picoult, tendo em conta a sua fama em escrever sobre temas polémicos, desde violência doméstica até ao bullying. Desta vez, a autora fala-nos de maneira real e crua sobre a depressão nos jovens que, se não cuidada, pode cruzar dos limites e ter finais trágicos… Sim, estou a falar do suicídio. O livro funciona como um estudo psicológico, mostrando-nos o que pode acontecer com um adolescente que não sabe lidar com os seus medos e angústias. Gostei do livro, porque Jodi Picoult não alerta simplesmente para o tema inserido no livro, mas sim cria uma história cativante desde a primeira página. Não vais querer largar o livro… 



Sabrina Armesto, nº 23, 10ºA



«Os Jogos da Fome» de Suzanne Collins

Os Jogos da Fome é um livro que nos fala sobre uma guerra na América do Norte. Com essa guerra, foram formados 13 distritos. O 13.º revoltou-se e foi apagado do mapa. Como resultado dessa guerra, foram criados os jogos da fome, os quais têm como objectivo que cada distrito faça a selecção de dois jovens (um rapaz e uma rapariga)que terão de lutar até à morte.
 
Acaba por haver um certo romance entre os jovens do distrito 12, Katniss e Peeta, enquanto estão a ser preparados para enfrentar os outros 22 tributos na arena do Capitólio (centro da América onde são realizados os jogos todos os anos).
 
Patrícia Costa Nº19 10ºB

sábado, 9 de abril de 2011

"O Recruta" de Robert Muchamore

O Recruta, da autoria de Robert Muchamore é um livro que conta parte da vida de um adolescente chamado James que é muito inteligente a matemática. Ficamos também a saber como é que ele, depois da sua mãe morrer, passa de ser um miúdo problemático, que esta sempre em confusões e lutas, e passa a ser um super agente secreto que ajuda a policia a prender os criminosos e que derruba grupos terroristas.
Eu gostei de ler este livro que me foi emprestado por um colega, porque tem vários capítulos de acção e de aventura. Também tem excelentes descrições que assinalam todos os pormenores, e que nos fazem pensar que somos nos as personagens, que estamos a viver todas aquelas aventuras.
Manuel Morais Nº18   10ºA

domingo, 3 de abril de 2011

Crepusculo

Crepúsculo é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer.
A historia fala-nos de uma rapariga tímida, Bella Swan, uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, onde o sol brilha sempre, para Forks, Washington, para viver com Charlie (pai) numa aldeia sempre nublada, colocando as vidas dela e da família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.
A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente, onde todos se conhecem e, por isso, a sua vinda era bastante aguardada. Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.
Bella depressa descobre como seria chata a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escapatória à sua rotina diária. No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repulsa por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la.
Edward por fim percebe que não consegue estar longe de Bella, então pede para ela ficar com ele, e assim fica.